quarta-feira, 6 de julho de 2011

Educação dos filhos

SOBRE A EDUCAÇÃO DOS FILHOS

EIS UM QUESTIONAMENTO: "Por que as unhas das mãos crescem mais que as unhas dos pés?"
Resposta: "As unhas das mãos crescem mais que as dos pés porque sofrem mais impactos, enquanto as unhas dos pés estão sempre protegidas".

Quantos pais passam a vida tentando proteger os filhos de todo e qualquer impacto. Um processo que alguns costumam chamar de superproteção, esses filhos jamais crescerão como adultos responsáveis. Alguns pais infantilizam os seus filhos, querem sempre evitar que eles sofram.
Na educação dos filhos, incentivos podem ser palavras de admiração, passeios em família, mesada correspondente ao desempenho escolar. Mas comportamento que precisa ser desestimulado deve ser seguido de uma repreensão. Quando se diz NÃO categórico ao filho, mesmo que ele se desmanche em lágrimas é importante manter a firmeza da sua opinião.
Ceder aos acessos de raiva dos filhos para então obter paz e sossego é agir de modo a reforçar esse comportamento. Quando os filhos percebem  que as ameças são vazias e que nada acontece, encontram a chave para enfraquecer os pais na sua autoridade.. Porém, nunca faça uma ameaça se você verdadeiramente não estiver disposto a aplicá-la.
Os pais precisam demonstrar segurança, caso contrário, os filhos crescerão sem referências de limite do que é certo e do que é errado. A referência de autoridade é fundamental no  processo educativo. Quando a criança se comporta mal, simplesmente coloque em um "CANTINHO PARA PENSAR" no que fez e que não foi bom, explicando-lhe sempre as razões.
É importante que sua orientação seja firme e coerente, mas nunca deixe de demonstrar que as suas atitudes tem base no amor e não nas raivas momentâneas.
Textos retirado do livro - "A vida é feita de escolha".